Nos ambientes corporativos, mesmo naqueles com uma política clara de portas abertas, os profissionais não estão livres de ter que obedecer os vários níveis hierárquicos. Entender e aceitar que isso existe é meio caminho andado para não ter surpresas desagradáveis e ter um dia a dia mais fácil nas empresas. Há maneiras adequadas de lidar com a hierarquia e respeitar os superiores e a empresa, sem ter que abrir mão de suas opiniões e de sua autonomia. Se houver dificuldade, uma boa saída é contar com um coach, que vai orientá-lo sobre como lidar com a hierarquia, sem prejudicar ou impactar a sua liberdade.
A hierarquia ajuda a organizar o trabalho
Para que o trabalho e os processos fluam de modo harmonioso, produtivo e eficiente, existe a hierarquia. É desta forma que se organiza o trabalho. Chefes e subordinados precisam encontrar o tom certo e a medida exata para que a divisão de papeis, responsabilidades e o dar e receber ordens ocorram sem opressões e baseados no profissionalismo de todos os envolvidos. Demonstrar resistência para aceitar o comando dos superiores, arrogância ou desinteresse pelas atividades coletivas só traz improdutividade e insatisfação, além de colocar em risco a empregabilidade.
O excesso de confiança também é prejudicial à relação chefe e empregado. Cabe a ambas as partes entenderem que todos, independentemente dos cargos que ocupam, são fundamentais para que a organização alcance os melhores resultados por meio do trabalho em equipe.
Acompanhe aqui 5 dicas de como lidar com a hierarquia:
1 – Cordialidade não sai de moda
O respeito deve permear todas as relações no trabalho. A boa educação, os gestos positivos, as palavras certas no momento correto facilitam a troca de ideias e de experiências, enriquecendo a relação profissional. Deixe a agressividade de lado, conquiste a confiança e o respeito dos seus chefes e atue de forma a se tornar uma referência para os demais. Trate os outros com delicadeza e, se estiver muito tenso ou irritado, evite participar de discussões acirradas. Respire, saia do ambiente, coloque as ideias no lugar e só depois administre e converse sobre os assuntos polêmicos.
2 – Saber ouvir é uma arte
Quando a pessoa não está preparada para ouvir com atenção, as interpretações equivocadas e os conflitos tendem a se tornar comuns. Preste atenção e tente compreender instruções, mensagens e demandas. Se houver dúvidas, não hesite em questionar e esclarecer. Entenda de que forma uma determinada tarefa vai agregar valor e alavancar resultados.
3 – Confie na sua liderança
Parta sempre do princípio de que os líderes são profissionais competentes, capacitados e com bons currículos que garantiram que eles passassem por seleções criteriosas. Confie no preparo do seu chefe e aproveite para absorver seus conhecimentos. Se inspire nas atitudes dele, contribua para o sucesso do time e cresça junto com todos.
4 – Diálogo franco
Nem sempre é fácil conquistar um relacionamento harmonioso entre líderes e liderados. Se você estiver insatisfeito com alguma coisa, se sentir que foi injustiçado ou não enxergar reconhecimento pelo seu trabalho, não hesite em abrir o jogo com seu chefe. Faça uma lista do que precisa ser dito, chame-o para uma reunião e exponha seus pontos de vista. Estas atitudes são bem vistas e podem trazer clareza para a relação.
5 – Dê ideias novas e emita suas opiniões
As empresas modernas valorizam as pessoas que se posicionam frente às situações. Faça seus questionamentos, pergunte, proponhas novas formas de se fazer as coisas. Mas saiba, também, aceitar as opiniões dos outros e ter serenidade no caso de sua opinião não ser acatada. A maioria vence.
Se, mesmo seguindo essas dicas, você ainda sentir que o trabalho em equipe não está acontecendo como você queria ou os resultados individuais e coletivos não estão sendo alcançados, vale a pena procurar a ajuda em um coach. Você vai aprender mecanismos para atuar mais facilmente nos ambientes competitivos dos dias de hoje. Melhor adaptado às nuances das relações de hierárquicas, os resultados positivos e sua satisfação virão naturalmente.
5 dicas para ter uma equipe motivada, produtiva e feliz
Nos ambientes corporativos, mesmo naqueles com uma política clara de portas abertas, os profissionais não estão livres de ter que obedecer os vários níveis hierárquicos. Entender e aceitar que isso [...]9 dicas de como ser um bom funcionário
Nos ambientes corporativos, mesmo naqueles com uma política clara de portas abertas, os profissionais não estão livres de ter que obedecer os vários níveis hierárquicos. Entender e aceitar que isso [...]Coaching de carreira e Orientação Vocacional
Nos ambientes corporativos, mesmo naqueles com uma política clara de portas abertas, os profissionais não estão livres de ter que obedecer os vários níveis hierárquicos. Entender e aceitar que isso [...]