Com a evolução tecnológica em nível global e a popularização das novas mídias, diversas profissões surgem a cada ano. Por outro lado, crises econômicas e instabilidades financeiras equilibram a balança, gerando uma série de dúvidas na mentalidade das pessoas profissionalmente ativas de hoje em dia: “Qual carreira seguir? Será que estou na profissão certa? Estou satisfeito com o meu emprego?”. Para resolver esse tipo de questão, tem se tornado cada vez mais comum a procura por serviços de coaching e orientação vocacional, que podem ser aplicados por um psicólogo. Mas será que você sabe a diferença entre os dois métodos? A qual público se destinam? Antes de mais nada, é preciso entender alguns conceitos.
Emprego – É a relação comercial entre o empregador (empresa) e o profissional (empregado). Significa, basicamente, ter um cargo ou função pré-determinada, de maneira subordinada a quem o emprega. Por exemplo, diretor de operações, analista de sistema, gerente de recursos humanos, etc;
Profissão – É um conceito mais amplo que pode ser considerado como a “identidade” profissional de uma pessoa. Ou seja, é aquilo que escolhemos ser. Por exemplo, engenheiro, médico, advogado, cantor, ator, etc;
Carreira – É uma estrutura sustentada por um emprego ou pela profissão, e implica em uma perspectiva de progressão e avanço. Na sociedade em que vivemos atualmente, a carreira não segue um padrão linear vertical, mas um modelo “zig zag”, em que a mudança é predominante, pois a busca por novas experiências, habilidades e competências é constante. Além disso, para a carreira evoluir, depende da responsabilidade do próprio indivíduo, e não da empresa, por isso deve ser planejada pela pessoa.
Tendo esses conceitos em mente, continue a leitura do conteúdo para entender as diferenças entre coaching de carreira e orientação vocacional e como saber qual método escolher para o seu caso.
O que é coaching de carreira?
De maneira simplificada, coaching de carreira é um processo em que o indivíduo recebe apoio para definir objetivos pessoais e profissionais, além de estruturar um planejamento para alcançá-los. Esses objetivos podem estar relacionados tanto ao desejo de mudar de emprego, como de ao planejar uma carreira (principalmente no caso dos recém-formados), ou até mesmo para os profissionais que se sentem insatisfeitos com sua atuação profissional do momento, mas desconhecem os motivos que têm causado tal insatisfação.
O que é orientação vocacional?
Orientação vocacional, como o próprio termo remete, consiste em orientar e auxiliar uma pessoa que está desorientada e precisando de parâmetros para encontrar o seu caminho, profissionalmente falando. Sendo indicada para indivíduos que questionam o vínculo com sua profissão, é muito comum que a demanda da orientação vocacional se concentre entre:
- adolescentes na fase final do ensino médio e precisam decidir uma profissão para focar na faculdade;
- jovens que iniciaram os estudos universitários, mas estão infelizes com o curso;
- adultos já formados e inseridos no mercado de trabalho, mas que questionam o seu vínculo com carreira ou profissão escolhida.
Como descobrir qual opção é mais indicada para o meu caso?
Antes de qualquer outra coisa, é importante afirmar que ambos os serviços podem ser ministrados por um psicólogo especializado. A questão é entender qual é o serviço mais indicado para a sua necessidade, já que o profissional o ajudará a encontrar o seu caminho. Em outras palavras, o psicólogo pode atuar tanto como orientador vocacional, quanto coaching.
Tendo isso em mente a orientação vocacional é focada em orientar o individuo quanto ao seu vínculo com a profissão. Em geral, as sessões são semanais e o processo pode durar entre oito a dez semanas (em média) com duração de 50 minutos a uma hora. Enquanto o coaching de carreira apoiará a pessoa a estabelecer metas e construir planos para transformá-los em realidade, com foco em sua carreira. As sessões são semanais e o processo pode durar de oito a 12 semanas (em média) com duração de uma hora e 20 minutos aproximadamente.
Dessa forma, podemos concluir que tanto o coaching de carreira quanto a orientação vocacional são métodos indicados para apoiar e orientar em questões relacionadas ao relacionamento do indivíduo com o seu trabalho. A escolha do método depende da demanda do próprio profissional ou candidato à profissão, estando relacionado ao seu momento pessoal e profissional.
5 dicas para lidar bem com a hierarquia
Com a evolução tecnológica em nível global e a popularização das novas mídias, diversas profissões surgem a cada ano. Por outro lado, crises econômicas e instabilidades financeiras equilibram a balança, [...]5 dicas para ter uma equipe motivada, produtiva e feliz
Com a evolução tecnológica em nível global e a popularização das novas mídias, diversas profissões surgem a cada ano. Por outro lado, crises econômicas e instabilidades financeiras equilibram a balança, [...]9 dicas de como ser um bom funcionário
Com a evolução tecnológica em nível global e a popularização das novas mídias, diversas profissões surgem a cada ano. Por outro lado, crises econômicas e instabilidades financeiras equilibram a balança, [...]